Medicina Interna Clínica Médica Clínico Geral

· 3 min read
Medicina Interna Clínica Médica Clínico Geral

O generalista pode trabalhar no SUS, em plantões de pronto-socorro, em salas de parto ou prestando atendimento em CTIs. Também pode prestar concursos públicos, alcançando a tão sonhada estabilidade. Pacientes com fraturas, dores  articulares e patologias tipicamente cirúrgicas, como hérnia umbilical ou apendicite, também não”, pontua.



  • Este médico trata de todas as doenças não-cirúrgicas, não ginecológicas e não obstétricas, e apenas em adultos.
  • No entanto, se ele quiser continuar estudando, pode fazer uma residência médica, optando por uma das 55 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina .
  • Como exemplo, temos clínicos com maior atuação em hepatologia, hipertensão, colagenoses, entre outras.
  • O médico especialista em clínica geral está preparado para proceder com diferentes tipos de diagnósticos.
  • Eles são capazes de identificar as principais doenças que acometem as pessoas, recomendar as melhores terapias e fazer orientações preventivas.


Justamente por fazerem esse acompanhamento geral do paciente, eles também são os médicos ideais para realizar aquele famoso “check up” anual.  https://pontodesaude.com.br/ortodontista/barra-mansa-rj/  frequentemente, o clínico geral conhece o histórico do paciente, podendo identificar inclusive questões hereditárias. “Por isso, os clínicos gerais são ótimas referências para tratar de toda a família”, explica o médico. Em meio à extensa lista de especialidades médicas que existem atualmente, principalmente em decorrência do progresso das pesquisas nas áreas da saúde, o clínico geral é aquele que fica no meio de todas elas. Isto é, esse médico é o detentor do conhecimento geral do corpo humano, sendo habilitado a cuidar de muitas doenças que não exigem tratamento específico. Mas, se esse for o caso, ele saberá para qual especialista encaminhar o paciente.

Cirurgias Clínicas


Saber o que é clínica geral é muito importante, afinal na maioria das vezes em que se vai em uma consulta inicial é o clínico geral quem recebe primeiro o paciente. Ao passo que, com uma boa experiência profissional, pode diagnosticar e tratar mais de 80% dos problemas de saúde segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Se você está sentindo dores ou sintomas desconhecidos, é um sinal que deve procurar ajuda. O Clínico Geral irá auxiliar você a descobrir qual parte do organismo está necessitando de uma atenção maior, e, se for necessário, os nossos médicos da Clínica Médica Med+ irão encaminhar para um especialista.

Dr Alexandre De Paula Francisco


É o clínico geral quem realiza a interlocução entre todas as especialidades quando o paciente apresenta um quadro complexo com múltiplas demandas. É por este motivo que ele é o responsável pela coordenação dos cuidados, não só na atenção  primária como nos demais níveis de atenção. Mesmo que o paciente não tenha uma queixa específica, é importante realizar estes exames para acompanhar sua saúde. Os exames de rotina ou check-up completo também são situações em que o clínico geral atua. Dessa forma, o médico ajuda a organizar as rotinas de administração de medicamentos e das condutas médicas.  o ortodontista faz  relação com os pacientes permite um cuidado próximo, muito importante para pacientes crônicos ou que demandam cuidados mais constantes.



A remuneração de um clínico geral fica na média de R$7.128,47, com teto de R$16.782,53. Esses valores sofrem variação de acordo com a região, segundo dados do portal Salário.com.br. Isso significa que ele decidiu por não entrar na carreira de especialista ou postergar esse processo. Ao terminar a faculdade de medicina, o profissional faz a sua carteirinha do CRM , e pode começar a exercer a profissão. Teleconsulta, oferecida dentro de um sistema intuitivo e prático que simplifica o processo tanto para o médico quanto para o paciente. Dessa forma, poderá verificar qualquer alteração que possa desencadear um problema de saúde em breve.