História Clínica: Saiba Como Funciona O Documento

· 3 min read
História Clínica: Saiba Como Funciona O Documento

Como a cirurgia, a medicina clínica foi sendo progressivamente compartimentalizada em inúmeras especialidades, conforme o aparelho, órgao, doença, métodos de exame ou de tratamento. As primeiras áreas da Medicina a se organizarem como especialidades foram a Cirurgia, Pediatria, Cardiologia e Ginecologia e Obstetrícia. Em Medicina, clínico é o médico que atende pessoas, os pacientes, com transtornos de saúde, usando o exame clínico para obtenção de dados que permitam elaborar diagnósticos e entao propor um tratamento. No passado, quando as ligações telefônicas eram a única maneira de realizar essa atividade, as secretárias passavam grande parte do expediente controlando a agenda do médico e marcando consultas. Com a ampliação do uso da tecnologia, os agendamentos podem ser feitos online — de forma rápida e fácil e oferecendo tudo de que os profissionais e pacientes precisam. Os médicos generalistas que atuam em alguma especialidade também podem requerer o RQE após algum tempo.

  • Outra vantagem é que os exames ficam armazenados em nuvem, só podendo ser acessados com login e senha próprios do profissional ou paciente.
  • Além disso, ele também não domina todos os tratamentos específicos para síndromes e problemas específicos de uma determinada área.
  • A clínica geral pode gerar muitas dúvidas quanto a sua função e importância, por isso vamos tentar sanar aqui grande parte delas.
  • Por exemplo, a residência de clínica médica dura dois anos; já as de dermatologia ou de psiquiatria, três anos.
  • O clínico médico pode contribuir com o diagnóstico de diversas condições de saúde e, especialmente, em consultas que visam um check-up preventivo ou a indicação de vacinas.


Além disso, ele também pode esclarecer algumas dúvidas importantes, como o uso correto de medicamentos, por exemplo. A aparente simplicidade das práticas que se desenvolvem em níveis ambulatoriais de atendimento tem levado muitos a, equivocadamente, acreditar que elas poderão ser facilmente aprendidas por aqueles que tiverem tido um bom ensino em hospital. Em outros casos, porém, a presença de um profissional voltado apenas ao atendimento dos adultos é necessária e desejável, até mesmo em função de aspectos culturais da população.  detalhes aqui  são muito bons nas suas áreas de atuação e isso não significa que um seja melhor do que o outro. Os dois podem até trabalhar em conjunto, dependendo do local onde eles atuam.

Clínico Geral: O Que Faz Esse Profissional E Como Ele É Demandado No Mercado?



Registro do nome do profissional, letra legível, horário dos procedimentos, uso de siglas padronizadas e ausência de espaço em branco. Isso é prejudicial à medida que as conclusões podem ser equivocadas, levando o paciente a perder tempo consultando o especialista errado. Um nutricionista é um profissional da saúde que vai ajudar em sua segurança alimentar, envolvendo o controle da obesidade, do colesterol e tratamento da gastrite. Um psiquiatra é procurado para acompanhar e reabilitar quadros psicológicos e psiquiátricos mais graves e que necessitam de medicação, como a esquizofrenia, bipolaridade ou psicopatia. Essa área costuma ter bons avanços em tratamentos feitos com a parceria de um  profissional da psicologia.

Competências Na Residência Em Clínica Médica


Aquele profissional que acabou de se formar na faculdade e atua em ambulatórios, unidades básicas de saúde, policlínicas e hospitais menores. Pode ainda ser confundido com o médico da família, que cuida de toda a comunidade e é muito  presente, em especial, nas cidades pequenas. Portanto, ter uma clínica médica mais completa é fundamental para atrair e fidelizar clientes, melhorando a qualidade do atendimento e também a agilidade dos processos. Realizar o plano diagnóstico e de tratamento para as doenças na sua área de ação, nos cenários de prática ambulatorial e hospitalar, nos diferentes níveis de atenção à saúde, com intervenções de promoção, prevenção e recuperação.


Exames Simples


Pode, ainda, atuar como socorrista, prestando assistência junto a equipes que viajam de ambulância para cuidar de emergências. Antes que um protocolo de um novo medicamento ou terapia sejam adotados, conforme explica a médica especialista em Clínica Médica, Maria Betânia Beppler, ele deve passar pelos comitês de ética. E para isso ele deve ter disposição para viver continuamente junto ao desconhecido. Isso é fundamental para o desenvolvimento contínuo de sua capacidade de discernimento.